quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O desmatamento

O Desmatamento

Nos últimos séculos, as pessoas começaram a destruir as florestas de maneira preocupante. Hoje, aproximadamente 6 mil m² são destruídos a cada segundo. As pessoas praticam o desmatamento buscando três principais fontes:
  • terras para plantio
  • madeira para papel e outros produtos
  • terra para gado e pasto
O pulmão do mundo?
No passado, cientistas se referiam às florestas tropicais como "pulmões do mundo" por causa do grande volume de oxigênio que elas produzem. Evidências mais recentes mostram que elas não têm tanto efeito no suprimento de oxigênio mundial. A decomposição da matéria de plantas mortas consome aproximadamente o mesmo tanto de oxigênio que as plantas vivas produzem. Mas estas florestas têm um papel principal no ecossistema global. Alguns especialistas agora as estão chamando de "ar condicionado do mundo", porque as profundidades escuras absorvem calor do sol. Sem a cobertura florestal, estas regiões refletiriam ainda mais calor na atmosfera, aquecendo o resto do mundo. Perder as selvas pode ainda afetar profundamente os padrões globais de ventos e chuvas, causando potencial aridez em várias áreas.
O próprio ato do desmatamento afeta o meio ambiente como um todo. Aproximadamente 30% do dióxido de carbono liberado no ar (um fator líder do aquecimento global) vem da queima das selvas.
Na economia atual, as pessoas têm necessidade de todos estes recursos. Mas quase todos os especialistas concordam que, com o tempo, sofreremos muito mais com a destruição das florestas. Há vários fatores envolvidos nesta avaliação científica:
  • a começar, o solo nas regiões de floresta não é particularmente adaptado para plantações e gado. Uma vez que a floresta é limpa, é menos ainda - sem nenhuma decomposição de planta, o solo é tão infértil que é quase inútil plantar qualquer coisa. Geralmente, quando as pessoas derrubam uma floresta, elas podem usar o solo por apenas um ano ou dois antes até que os nutrientes das plantas originais sejam esgotados, deixando um enorme espaço de terreno estéril;
  • derrubar grandes áreas de florestas pode ser uma boa fonte de madeira hoje, mas a longo prazo diminuirá o suprimento mundial de madeira. Os especialistas dizem que deveríamos preservar a maior parte da floresta e utilizá-las apenas em pequena escala. Dessa forma, mantemos um suprimento auto-sustentável de madeira para o futuro;
  • as selvas são freqüentemente chamadas de farmácia do mundo devido às diversas populações de plantas e animais que formam uma vasta gama de potenciais medicamentos (sem mencionar as fontes de alimento). Mais de 25% dos medicamentos em uso hoje vem das plantas originadas das florestas e estas plantas são apenas uma pequena fração da coleção total das espécies da selva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário